sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Plano de Trabalho acadêmico discute o Ensino Médio sem Filosofia


Foto: Equipe do Blog Filosofia Contemporânea na Educação
Foto: Graduando em Filosofia Alisson Lima
É possível ainda o Ensino Médio sem Filosofia? Assim iniciou a explanação do acadêmico de Filosofia Alisson Lima, no dia 23 de janeiro de 2014, durante a aula de Filosofia. A temática faz parte do projeto final da disciplina Prática Integrada IV, ministrada pelo professor Dr. Nelson Matos de Noronha. O aluno justifica que debates atuais têm discutido a retirada da disciplina como obrigatória e devido isso, traz à sociedade uma reflexão a respeito do assunto. 

Em sua metodologia, abordará os alunos da própria Universidade Federal do Amazonas (UFAM), futuros professores para saber como é repassada a filosofia nos cursos de Letras e História, por exemplo; depois abordará alunos novos e os que estão saindo para saber  se os docentes que ministram aulas de Filosofia são de fato especializados na área. 

Contudo, para ele, essas situações refletem o pensamento da sociedade sobre a disciplina. Finalmente o aluno apresentará os resultados por meio de gráficos quantitativos das respostas colhidas nas entrevistas; além da entrega de um relatório final para o departamento de filosofia, a fim de deixar os professores a par da situação atual da disciplina. 

O professor Dr. Nelson Matos de Noronha, sugere que o problema do projeto do aluno deve colocado de outra maneira: “caso a tese de que os professores de outras áreas possam de fato ensinar Filosofia, quem vai ensinar a matéria das aulas destes”? Quanto ao Estatuto Jurídico da Filosofia é diferente a do Platão e do Einstein, porque a Física pode ser o objeto de um ensino regular e repetido, já a Filosofia não. Portanto, é algo a se pensar, um assunto interessante que traz várias reflexões. Boa sorte ao colega no desenvolvimento deste trabalho de pesquisa.

Nenhum comentário: