Notícias

Ensino Médio sem Filosofia é discutido no Centro de Artes da UFAM


Foto: Acervo da equipe do Blog - Alisson Medrado palestrando
Foto: Acervo da equipe do Blog - Alisson Medrado palestrando 
O discente Alisson Maurilo Medrado Lima explanou no dia 18 de março sobre o Ensino Médio sem Filosofia, cuja ideia partiu da necessidade em desenvolver uma análise sobre os dois tipos de abordagens oferecidos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, assim como as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas no âmbito da Filosofia.

“Hoje o aluno estuda três anos de Filosofia no Ensino Médio e acaba que se torna uma história e disciplina decorativa, mas será que os alunos sabem realmente para que serve a Filosofia? Por isso o tema do nosso evento é “Filosofia que Onda é Essa?”. A Filosofia nos dá uma visão ampla e uma forma de aprender, por isso é importante argumentar sobre a possibilidade de repassar esses aspectos a outros professores de áreas distintas e desmembrar as competências e habilidades que seriam desenvolvidas pela Filosofia.
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos da UNIP
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos da UNIP 
O evento aconteceu no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/UFAM), localizado na área central de Manaus e faz parte da disciplina Prática Integrada IV, ministrada pelo professor Dr. Nelson Matos de Noronha. Neste dia o local recebeu como convidados alunos da Universidade Paulista (UNIP) do 2° Período de Administração, sob orientação da professora Miriann Siqueira da disciplina Comunicação e Expressão.

“Há necessidade em fazer um treinamento de administradores como massa crítica para entrarem em cargos de liderança, mas para isso, tem que haver mais a propriedade intelectual, voltada à Sociologia, Filosofia, características que deveriam ser trabalhadas anteriormente e que não foram”, diz Siqueira.

Para o discente em Administração, Robson Alves de Souza, a Filosofia contribui para sua formação acadêmica e social. “A Filosofia abre as portas do conhecimento, ela me dá uma visão ampla dos meus estudos, do meu curso, me ensina e me deixa vê o futuro”, conta o acadêmico.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Administração da UNIP  e Professora Miriann Siqueira
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Administração da UNIP
e Professora Miriann Siqueira
A professora explicou ainda que a disciplina Comunicação e Expressão precisa da base da Filosofia, por tal motivo buscou juntamente com a equipe da UFAM – Discentes de Filosofia, realizar a atividade para que seus alunos possam sair deste contexto fechado e não pensar somente como administradores, mas também a parte humana, a parte mais social, porque eles irão contribuir não só para a economia, mas também para a sociedade. 

O professor Dr. Nelson Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem a participação da professora Miriann Siqueira, juntamente com os seus alunos de Administração da UNIP. 

===============================

Democracia e Filosofia que Onda é Essa? são debatidos no CAUA
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Filosofia UFAM
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Filosofia UFAM
Alunos do turno vespertino do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, participaram no dia 17 de março da exposição dos planos de trabalho dos acadêmicos de Filosofia Daniel Cruz e Bruno Lomas, referente à disciplina Prática Integrada IV, cujo professor responsável é o Dr. Nelson Matos de Noronha.

Os trabalhos iniciaram com a explanação de Daniel Cruz, com o tema “Filosofia que Onda é Essa”. O acadêmico justifica que a ideia surgiu pelo fato de estudantes que em sua grande maioria trabalharam manuais de Filosofia e conheceram, mesmo que superficialmente, desde Platão a filósofos contemporâneos, que refletiram e discutiram sobre vários temas contextualizados, ainda sim, apresentam dificuldades para achar uma resposta para a pergunta, do que se trata a filosofia?

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos Daniel Cruz
“Meu trabalho visa contribuir para a mitigação deste problema, foi pensado sobre a importância da reunião de um conjunto de textos introdutórios à disciplina de filosofia que ajudem tanto os alunos do ensino médio quanto à elaboração de materiais de suporte para seus professores no primeiro contato a esta área do conhecimento e que clarifiquem esta questão básica da disciplina, afinal do que se trata a filosofia?”, indaga Cruz.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Estudante Larissa Pereira
Foto: Acervo da equipe do Blog - Estudante Larissa Pereira
Para a estudante de 18 anos de idade da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, Larissa Magalhães Pereira, a Filosofia é importante para refletir. “Eu gosto muito de ler e para mim é um porto seguro. Na escola trabalhamos apenas com textos ao invés de livros, o professor tenta fazer uma aula bem diferenciada, mas com o intuito de aprendermos”, conta a aluna.

O graduando em Filosofia, Bruno Lomas, em sua apresentação, mostrou através do tema de seu trabalho “ O ensino da Filosofia e a democracia”, que a Filosofia pode ser atribuída ao pensamento filosófico contemporâneo. 

“O cético exige uma argumentação que forneça provas coercivas demonstrativas. Em se tratando de informações, os meios de comunicação podem estabelecer limites de discussão sobre o objeto que são de interesse geral. Embora a Filosofia não se resuma à argumentação, o senso crítico que ajuda a desenvolver ao indivíduo se portar de uma maneira mais crítica. Se há tanta informação no dia-a-dia de vocês e caso não tenham tempo crítico para refletir é necessário vocês aprenderem a ter o senso crítico de reflexão”, ilustra Lomas.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmico Bruno Lomas, explicando seu  trabalho para o visitante Adenilson Reis
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmico Bruno Lomas, explicando seu
trabalho para o visitante Adenilson Reis
O autônomo Adenilson Reis, residente de Parintins (distante a 365 quilômetros de Manaus) realizou a visitação e disse que em sua cidade não há essa discussão da Filosofia, e seria de extrema importância, assim como as questões ambientais, esses debates acontecerem no município.

O professor Dr. Nelson Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem ao apoio da direção do CAUA, senhora Rosa Fátima, senhor Laurindo Brito, Jainy Costa e demais colaboradores. Equipe do PRODECA – professora Márcia Irene Pereira Andrade e mestranda Hellen Bastos.  Participação do professor, dos alunos, da direção e do professor de Filosofia da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi e de todos os visitantes, que contribuíram para o sucesso do evento.



===============================

Encontro Nacional 

O XVI Encontro Nacional será realizado nos dias 27 a 31 de outubro de 2014, em Campos do Jordão, cidade turística do Estado de São Paulo, situada na Serra da Mantiqueira, a pouco mais de uma hora do Aeroporto Internacional de Guarulhos.


Para entrar em contato, acesse ao link: http://anpof.org.br 


Os Encontros Nacionais da ANPOF se consolidaram como o principal evento da agenda de pesquisa em filosofia no país e se apresenta hoje como um dos três maiores eventos do gênero no mundo. A estrutura que está sendo montada deve comportar a apresentação de mais de 2300 trabalhos, com algo próximo de 40 atividades simultâneas durante toda a semana. Um exemplo da adesão da comunidade às nossas atividades é a presença de quase 80% dos docentes de pós-graduação em filosofia no XV Encontro, em 2012.

===============================

Dia Mundial de Filosofia é comemorado em Manaus com limpeza na Ponta Negra

Um grupo de estudantes e professoras da escola de Filosofia Nova Acrópole, localizada na Zona Centro-Sul, realizou, neste domingo (10), uma ação social de limpeza da praia do Complexo de Lazer da Ponta Negra, na Zona Oeste. A iniciativa de voluntários também contou com a participação dos próprios frequentadores da praia e faz parte das ações para comemorar o Dia Mundial de Filosofia.

A coleta de lixo no balneário foi o último dos eventos realizados pela Nova Acrópole, em Manaus, para comemorar o Dia da Filosofia. A comemoração começou na sexta-feira com palestras e exposições.

O grupo recolheu diversos materiais que estavam espalhados pela praia e que foram deixados durante a noite e madrugada. Apesar da presença e trabalho constante dos garis da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp), parte da população ainda insiste em dar mau exemplo. Durante a madrugada, se tornou comum as pessoas levaram caixas de isopor com bebidas e alimentos para a praia, procedimento contrário as regras de uso do balneário e normas estabelecidas no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que resultou na reabertura da Ponta Negra após o registro de 13 mortes. Os materiais que vão desde embalagens plásticas a latas de alumínio e garrafas de vidro são deixados na areia mesmo com a presença de lixeiras por toda a extensão da praia.


Segundo a diretora da instituição, em Manaus, professora Carina Maia, a ideia foi extrair o que há de melhor, em valores, dos alunos por meio de experiências humanas e dos conhecimentos da Filosofia. Prática que pode ser alcançada em uma ação social e voluntária, na qual, os alunos se tornam multiplicadores de bons exemplos para a população. “Todas sabem que existem lixeiras, agentes de limpeza e mesmo assim há quem jogue lixo na praia. Apenas recolher lixo pode não ter tanto efeito, mas recolher lixo ensinando para quem está perto, valores e noções de cidadania causa um efeito transformador. Pode ser demorado, mas conscientizar é a melhor maneira de promover mudança dentro da gente e depois fora”, disse.

Cacos de vidro são recolhidos 

Até mesmo cacos de vidro foram recolhidos pelos voluntários, sendo que é proibido levar o material para a praia. “Isso coloca em risco pessoas que costumam caminhar na areia. As pessoas que estão descalças na praia podem pisar num vidro e ter um acidente num lugar que é para lazer”, afirmou a vice-diretora da Acrópole, em Manaus, Juliana Correa.

Segundo ela, levar voluntários para a praia não tem o caráter apenas de coletar a sujeira, “mas de mostrar para a população que é necessário não jogar o lixo e, sobretudo, ter boas ações”. Todas as mudanças acontecem primeiro dentro da gente e a Filosofia é um motor de transformação”, disse Juliana Correa.

A assistente social Kelly Souza, 28, foi uma das frequentadoras da Ponta Negra que aderiu à ação dos voluntários da Nova Acrópole. Ela foi com as sobrinhas para aproveitar a “Faixa liberada”, projeto da Prefeitura de Manaus, que disponibiliza uma das da avenida Coronel Teixeira para a prática de atividades físicas.

“De longe vi a iniciativa dessas pessoas e como toda cidadã precisa fazer sua parte, fui com minhas sobrinhas ajudar também. Só penso que não seria necessário recolher lixo dos outros se as pessoas fossem mais conscientes”. Kelly lembrou ainda que Ponta Negra é o cartão postal da cidade e ficou muito mais bonita depois da reforma. “Ela atrai muitos turistas e o povo não pode mostrar a Ponta Negra suja porque os visitantes de fora vão pensar que cidade toda é um lixo. Infelizmente algumas pessoas fazem do que é público uma ‘bagunça’. Quero ver se permitiriam que alguém jogasse lixo na casa deles”, desabafou.

Reportagem: Florêncio Mesquita - Portal Acrítica

Um comentário:

Anônimo disse...

Saudades dancrush