Projeto Interseção

Projeto Interseção apresenta Ciclo Especial de Encerramento em Janeiro de 2015

Divulgação Organização do Evento

A comissão organizadora do Projeto Interseção convida a comunidade universitária para o XII Ciclo de Encontros Interdisciplinares, a se realizar no próximo dia  28, às 14 h, no auditório Rio Solimões.

A mesa especial de enceramento contará com os professores doutores Nelson Matos de Noronha (Filosofia), Renan Freitas Pinto (Ciências Sociais) e Dirceu Nogueira da Gama (ICSEZ – Parintins),  dialogando em torno do tema Pensamento Contemporâneo e Questões Multidisciplinares, sob mediação do professor Theo Machado Fellows, do departamento de Filosofia.

O Projeto Interseção é uma ação de extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

A comissão organizadora comunica que a certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença.

Fonte: Portal UFAM

-----------------------------
Projeto Interseção divulga VIII Ciclo de Encontros Interdisciplinares

Clique na Imagem para Ampliar - Divulgação
O Projeto Interseção convida a comunidade acadêmica para o VIII Ciclo de Encontros Interdisciplinares do Projeto INTERSEÇÃO, a se realizar no próximo dia 23 de outubro (quinta-feira), às 18h, no Auditório Rio Solimões, com o encontro entre o Professor Dr. César Augusto Bubolz Queirós (História) e Professora Me. Verrah Chamma (Filosofia), que dialogarão em torno do tema “CAMINHOS DA HISTÓRIA SOCIAL E FILOSOFIA DA HISTÓRIA”, com mediação do Professor Theo Machado Fellows.

Projeto

O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

Certificados

A certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. Atenção: os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará 3 horas de participação. (Ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte.)

-----------------------------

Projeto Interseção apresenta "Galileu, o mensageiro das estrelas" dia 27 de agosto na UFAM

Clique na imagem para ampliar a visualização

A coordenação do Projeto Interseção convida a comunidade universitária para participar do VII Ciclo de Encontros Interdisciplinares  a ser realizado ndia 27 de agosto de 2014 às 18h, no Auditório Rio Solimões da universidade Federal do Amazonas (UFAM) com o encontro entre os professores Carlos Rubens Costa , da Faculdade de Educação ( FACED) e Mestre Jerry Luiz Soares, do Curso de Filosofia, que dialogarão em torno do tema `Galileu, o mensageiro das estrelas´, com mediação do Professor Doutor Fancisco Guerra Ferraz.

O Projeto Interseção é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), cujo objetivo principal é promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

A coordenação informa que a certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. A coordenação informa ainda que os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação, ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte.

                                   ========================================

Educação e sociedade: visões de ontem e hoje é discutido no Projeto Interseção

Divulgação - Clique na Imagem 
Na próxima quarta-feira, 30/07/2014, você está convidado para participar às 18h, no Auditório Rio Solimões, do "Projeto Interseção" , que promove o seu sexto encontro Interdisciplinar, com o tema "Educação e sociedade: visões de ontem e hoje", tendo como dialogadoras as Professoras Ivanete Pereira (Filosofia) e  Márcia Irene Andrade (Serviço Social), com mediação da Profa. Marilina Conceição Bessa Serra Pinto.

A mesa  será ensaística, já que, partindo de uma especificidade mínima, se propõe como troca de experiências entre as docentes, a ser compartilhada com a comunidade - à guisa de chamada à reflexão sobre o momento crítico que vivemos em nossas funções de educadores e educandos, numa época marcada pela fragmentação dos saberes e do próprio homem.

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – VISÕES DE ONTEM E HOJE

Dialogadores:

Profa. Me. Márcia Irene Pereira Andrade – Departamento de Serviço Social
Profa. Me. Ivanete Pereira – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Dra. Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Certificados

A certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. Atenção: os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação. (Ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte). 


O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.


========================================


Amazônia, Guerra e Barbárie será debatido no Projeto INTERSEÇÃO



Divulgação
O Ciclo de Encontros Interdisciplinares do Projeto INTERSEÇÃO realiza sua quinta edição na próxima quarta-feira (28), às 18h, no Auditório Rio Solimões. No encontro os professores José Alcimar de Oliveira (Departamento de Filosofia) e Francisco Jorge dos Santos (Departamento de História) dialogarão em torno do tema “AMAZÔNIA, GUERRAS E BARBÁRIE: DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA”, com mediação do professor Auxiliomar Silva Ugarte.

Agende-se:

V- QUARTA-FEIRA, 28/05/2014
AMAZÔNIA, GUERRAS E BARBÁRIE: DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA
Dialogadores:
Prof. Dr. Francisco Jorge dos Santos – Departamento de História
Prof. Dr. José Alcimar de Oliveira – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Me. Ivanete Pereira

O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

========================================

Arte e Filosofia da Arte serão debatidas no Projeto INTERSEÇÃO

Imagem Divulgação
Clique para ampliar a imagem
O IV Ciclo de Encontros Interdisciplinares do Projeto INTERSEÇÃO, será realizado no próximo dia 30 de abril (quarta- feira), às 18h, no Auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O encontro terá a participação do  Prof. Dr. Otoni Mesquita (Departamento de Artes) e Prof. Me. Theo Machado Fellows (Departamento de Filosofia), que dialogarão em torno do tema “ARTE E FILOSOFIA DA ARTE”, com mediação da Profa. Dra. Maria do Socorro Jatobá.

O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas, e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

Próximos encontros

V- QUARTA-FEIRA, 28/05/2014

AMAZÔNIA, GUERRAS E BARBÁRIE: DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA
Dialogadores:
Prof. Dr. Francisco Jorge dos Santos – Departamento de História
Prof. Dr. José Alcimar de Oliveira – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Me. Ivanete Pereira

 Certificados

A certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. Atenção: os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação. (Ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte). 

========================================

Pensamento de Foucault será debatido no 3° ciclo do Projeto INTERSEÇÃO


Imagem: Divulgação
Dando continuidade ao terceiro ciclo de encontros do Projeto INTERSEÇÃO, o próximo acontecerá no dia 19 de março (quarta- feira), às 18h, no Auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante o encontro estarão os Professores Doutores Nelson Matos de Noronha (Departamento de Filosofia) e Carlos Rubens Costa (Faculdade de Educação) que dialogarão em torno do tema “O Pensamento de Foucault”, com mediação do Prof. Theo Machado Fellows.

O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/UFAM), e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.


O quarto ciclo será dia 30 de abril e dialogará a temática “Arte e Filosofia da Arte”, com os professores: Dr. Otoni Mesquita (Departamento de Artes) e Me. Theo Machado Fellows (Departamento de Filosofia), a mediação será feita pela professora Dra. Maria do Socorro da Silva Jatobá.

 Certificados

A certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. Atenção: os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação. (Ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte.)
================================

Imagem: Divulgação
Com o objetivo de aproximar a comunidade acadêmica da Filosofia, o Projeto INTERSEÇÃO, realizará dia 26 de fevereiro às 18h no Auditório Rio Solimões do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (UFAM/ICHL), o segundo ciclo de encontros e contará com os Professores Doutores Auxiliomar da Silva Ugarte (Departamento de História da UFAM) e Maria do Socorro da Silva Jatobá (Departamento de Filosofia da UFAM), que dialogarão em torno do tema “Considerações Histórico-Filosóficas em torno de Homero e Heródoto”, com mediação da Professora Marilina Conceição de Oliveira Bessa Serra Pinto.

O encontro inaugural teve a temática o Mito e a Letra e foi realizado no dia 29 de janeiro de 2014. Os debates são organizados pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e tem como coordenadora, a professora MSc. Ivanete Pereira que abriu o evento explicando que o Projeto Interseção nasceu do desejo de cultivar um espaço singelo e atencioso, porém rico de encontros interdisciplinares, entre os pares acadêmicos e professores.


“Nesta época marcada pelo desenvolvimento tecnológico, nós temos assistido com certa tristeza o declínio do diálogo, entre as áreas do conhecimento e então, a nossa proposta é na medida das nossas possibilidades (re) cultivar o diálogo entre áreas”, explica Pereira.

A diretora do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/UFAM) Simone Baçal, congratulou a coordenação do Projeto e membros. Lembrou que a Filosofia está presente na cultura indígena, e recentemente houve o lançamento de livros na UFAM que é a expansão de uma oportunidade que precisa ser resgatada no Instituto – a Licenciatura Indígena – Política Pedagógica. A área das Ciências Humanas dialoga com as demais e por isso se torna uma proposta de ação.

“Os diferentes diálogos entre os saberes deve existir. Nós deveríamos falar pelo menos uma língua indígena no Brasil. Quero parabenizar a ação ao Departamento de Filosofia e a todos os membros do Projeto Interseção”, enfatiza a Dra Simone Baçal.  

Filosofia

O diretor do Departamento de Filosofia, Francisco Guerra Ferraz, pontuou que a Filosofia é um ambiente adequado, porque se apresenta como um fundo comum e desejou êxito à execução do Projeto.

O professor Dr. Nelson Matos de Noronha, foi o mediador do encontro e iniciou com agradecimento aos membros e convidados. Alertou que o debate proporciona a possibilidade de professores e estudantes estabelecer livre passagem por diversas áreas do conhecimento e a discussão sobre a temática “Mito e a Letra”, são dois assuntos que merecem atenção especial, porque despertam paixão em apreciar uma ideia e exposição de um discurso ordenado.

Na ocasião a professora Dra. Socorro Jatobá fez a leitura do trabalho intitulado Narrativas Indígenas, Literatura e Novas Tecnologias,  desenvolvido pela Dra Marilina Conceição de Oliveira Bessa Serra Pinto, que seria a palestrante, mas por força maior não pôde estar presente. Para Jatobá, a Filosofia é sua casa e o mito é o quintal.

Posteriormente, o professor Dr. Renan Freitas Pinto, declarou que este é um Projeto promissor e tem um futuro ativo e produtivo. Fez sua apresentação em dois blocos, cujo primeiro abordou o impacto da escrita sobre os códigos orais, haja vista que as novas tecnologias e as novas formas de oralidade são formas de comunicação e expressão usuais na contemporaneidade. O segundo bloco abordou a narrativa entre a história e a literatura, onde a lembrança e a memória trazem a concretude do lugar.

“Na articulação entre memória e história, sempre há uma geografia. Quando lemos Jorge Amado, por exemplo, nos remetemos a lugares, essas geografias podem ser imaginadas também. E com isso, surgem figurar na memória, que são classificadas em: impedida, manipulada e obrigada”, explica.

E se você perdeu o primeiro encontro, esta é uma ótima oportunidade de participar do ciclo de encontros interdisciplinares do Projeto Interseção, dia 26 de fevereiro às 18h no Auditório Rio Solimões do ICHL/UFAM.
========================


Foto (arquivo pessoal da entrevistada) Prof. Me Ivanete Pereira - Coordenadora do Projeto Interseção
Foto:  Prof. Me. Ivanete Pereira
Educação é algo que se aplica a todos os segmentos da sociedade, portanto, se faz presente também na Filosofia. Ai você se pergunta, mas de que forma? Esta temática será discutida dia 25 de junho, através do Projeto Interseção na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no Auditório Rio Solimões. Vale ressaltar que os encontros acontecem todas as quartas-feiras, com início às 18h.


Os idealizadores do Projeto Interseção são professores de Filosofia, o ponto de apoio do Projeto é esta cara disciplina – a Filosofia. Tem como coordenador adjunto do Projeto, o professor Me. Theo Machado Fellows e coordenadora a professora Me. Ivanete Pereira.

Quando se discute a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio, várias opiniões surgem, uns são a favor outros contra e assim se constrói os debates em relação ao assunto. Segundo a professora Me. Ivanete Pereira, a “obrigatoriedade” é um termo que não a agrada, já que geralmente provoca contrariedade no paciente. Para ela, o ideal seria “desejar” a Filosofia, e não recebê-la como um “remédio”. Pereira utiliza o termo “paciente” não por acaso, mas em face do duplo sentido que carrega. 

“Não obstante, posiciono-me favoravelmente à inclusão da disciplina no Ensino Médio, como forma de colocar os jovens em contato com o modo por excelência da admiração humana diante das coisas do mundo, o modo do questionamento, da reflexão e do diálogo. O contato com a Filosofia é transformador, e quanto mais cedo isso acontecer, melhor. No entanto, é preciso que essa experiência – vamos considerar assim a questão – seja pedagogicamente muito bem conduzida, sob pena de grassarem efeitos inócuos ou, pior, desapontadores, para a comunidade”, argumenta. 

Docência em Filosofia

A professora se diz solidária à abertura de campo de trabalho para os alunos egressos dos Cursos de Filosofia, pontuando, neste viés, a necessidade de instar, junto aos órgãos públicos regulamentadores do sistema da Educação, no sentido de que sejam contratados professores habilitados na área, para lecionar Filosofia no Ensino Médio. 

“Parece gritantemente óbvio, mas consta que isso não ocorre como deveria, já que é cediço o costume de alocar professores habilitados em outras áreas para ministrar aulas de Filosofia, no âmbito das escolas públicas e privadas. A questão, na verdade, se entrelaça à consideração anterior: graduados em Filosofia, bem formados, estarão aptos a bem conduzir a experiência pedagógica”, diz.

Com a formação dos futuros docentes, Ivanete Pereira explana que nesse novo contexto, ela e os demais mestres estão diretamente engajados. “No que concerne à problemática, que considero urgente, da exigência de diretrizes regulamentadoras, que efetivamente assegurem a contratação de (mais) professores devidamente habilitados em Filosofia, para as cadeiras da disciplina no Ensino Médio, contamos com a ação dos nossos dirigentes institucionais e das lideranças de classe”, expõe. 

****************************************

Diálogos interdisciplinares serão discutidos no Projeto Interseção 


Diálogos interdisciplinares entre professores de diversas áreas, com ampla participação dos discentes e aberto ao público em geral é o objetivo do Projeto Interseção, idealizado por professores de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta é a primeira fase do encontro, que busca dialogar aspectos relacionados à Filosofia.

 E você que sente dificuldades ou acha que a disciplina não faz parte do seu cotidiano, esta é uma ótima chance de conhecer e aprender o que é a Filosofia de fato e como ela está presente à sua vida. 


A sustentabilidade aliada à Filosofia é um aspecto que para Pereira as correntes filosóficas sempre se preocuparam em pensar as políticas e realidades sociais de suas épocas. E muitos filósofos, inclusive, foram influenciados por seus momentos históricos, como, para citar um único exemplo, os expoentes da Escola de Frankfurt.  

“Creio que a questão da sustentabilidade, dita de um modo geral, é hoje um desafio para o pensamento filosófico. Penso que podemos de um ponto de vista pragmático – mas, atenção: no sentido aristotélico de pragma, ou seja, das coisas que se faz e como se faz, e que constituem o campo da Ética –, oferecer contribuições significativas para essa temática necessária, especialmente aqui, na Região Amazônica”, diz.

Questionada sobre a dificuldade que muitos discentes sentem ao aprender Filosofia, a professora Ivanete Pereira, conta que o ato de ensinar é como o ato de aprender e que às vezes é difícil compreender a disciplina, porém, é sempre, maravilhoso o resultado da aquisição do conhecimento. 

“O processo é muitas vezes doloroso, à semelhança dos ritos de passagem. Todavia, há felicidade maior, para um professor, do que compartilhar o que sabe e, ao mesmo tempo, aprender o que não sabe? De fato, para nós, professores, ensinar é também aprender. E como somos “eternos estudantes”, ensinar-aprender é na maioria das vezes, pura felicidade. Isto pode parecer romântico (não deixa de ser), mas é bastante aristotélico”, pontua. 


A professora Me. Ivanete Pereira finaliza com uma mensagem para a sociedade que não acredita na presença da Filosofia no seu cotidiano. “Procurem conhecer melhor esta que é a “ciência-mãe” de todas as outras. Verão que o diálogo – instância fundamental das relações sociais – é o método filosófico por excelência. Como já dizia Platão”, declara. 


*********************************************


Confira a agenda do Projeto Interseção e garanta sua participação

Imagem - Divulgação 
Acadêmicos de Filosofia, professores e público em geral, têm a oportunidade de participar gratuitamente do Projeto Interseção. Para quem não conhece, é uma chance de dialogar e aprender sobre assuntos filosóficos, fazendo referência à contextos do passado e da contemporaneidade. 

Tem como coordenador adjunto do Projeto, o professor Me. Theo Machado Fellows e a coordenadora do projeto professora Me. Ivanete Pereira, que explica que a ideia de desenvolver estes encontros surgiu do desejo de (re) cultivar o diálogo entre as áreas do conhecimento, de um modo singelo, porém, profícuo. 

 “As temáticas em diálogo, embora partam da perspectiva filosófica e nela se apoiem, são interdisciplinares e esperamos abordá-las em chaves “multiprismáticas” enriquecedoras”, explica Pereira. 

O evento é gratuito e aberto a todos. Realizar-se-á mensalmente no Auditório Rio Solimões, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), às quartas-feiras, com início às 18h. A abertura será na próxima quarta, dia 29 de janeiro, com o encontro entres os Professores Marilina Bessa Pinto (Filosofia) e Renan Freitas Pinto (Ciências Sociais), que dialogarão em torno do tema “O Mito e a Letra”, com mediação do Professor Dr. Nelson Matos de Noronha.  

O Projeto terá “duração-piloto” de um ano, ao termo do qual serão avaliadas a pertinência e as condições de possibilidade para convertê-lo em projeto de duração continuada. A programação do primeiro semestre já está definida:

I - QUARTA FEIRA,  29/01/2014 - ENCONTRO INAUGURAL

TEMA: O MITO E A LETRA

Dialogadores:
Prof. Dr. Renan Freitas Pinto – Departamento de Ciências Sociais
Profa. Dra. Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto – Departamento de Filosofia
Mediação: Prof. Dr. Nelson Matos de Noronha

II - QUARTA-FEIRA, 26/02/2014

CONSIDERAÇÕES HISTÓRICO-FILOSÓFICAS EM TORNO DE HOMERO E HERÓDOTO

Dialogadores:
Prof. Dr. Auxiliomar da Silva Ugarte – Departamento de História
Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Jatobá – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Dra. Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

III – QUARTA-FEIRA, 19/03/2014

O PENSAMENTO DE FOUCAULT
Prof. Dr. Carlos Rubens Costa – Faculdade de Educação (FACED)
Prof. Dr. Nelson Matos de Noronha – Departamento de Filosofia
Mediação: Prof. Me. Theo Machado Fellows 

IV – QUARTA-FEIRA, 30/04/2014

ARTE E FILOSOFIA DA ARTE
Dialogadores:
Prof. Dr. Otoni Mesquita – Departamento de Artes
Prof. Me. Theo Machado Fellows – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Dra. Maria do Socorro da Silva Jatobá

V- QUARTA-FEIRA, 28/05/2014

AMAZÔNIA, GUERRAS E BARBÁRIE: DIÁLOGOS ENTRE FILOSOFIA E HISTÓRIA
Dialogadores:
Prof. Dr. Francisco Jorge dos Santos – Departamento de História
Prof. Dr. José Alcimar de Oliveira – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Me. Ivanete Pereira

VI – QUARTA-FEIRA, 25/06/2014

EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – VISÕES DE ONTEM E HOJE
Dialogadores:
Profa. Me. Márcia Irene Pereira Andrade – Departamento de Serviço Social
Profa. Me. Ivanete Pereira – Departamento de Filosofia
Mediação: Profa. Dra. Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Certificação e Horas Complementares

Segundo a professora Me. Ivanete Pereira, o Projeto Interseção é uma ação de extensão, a certificação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso sempre chegar ao local com aproximadamente uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e assinar as listas de presença. “Os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, e cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação. Ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte”, esclarece.

De acordo com a coordenação do Projeto, a Filosofia, historicamente, situa-se nas origens das demais áreas do conhecimento, o que nos faz, como filósofos, saudosos da perspectiva holista do conhecimento. Entretanto, cumpre destacar que o Projeto é interdisciplinar e conta com um Conselho Consultivo Interdisciplinar, composto pelos professores Marilina Bessa Pinto (Filosofia), Renan Freitas Pinto (Ciências Sociais), Otoni Mesquita (Artes) e Carlos Rubens Costa (Educação). Assim é que, ao lado de outros projetos interdisciplinares que têm sido engendrados no mesmo sentido, espera-se contribuir para resgatar o elã dialogal que a nossa época, caracterizada por “píncaros tecnológicos” e cisões epistemológicas, tem “despropiciado”. 

Nenhum comentário: