sexta-feira, 22 de novembro de 2013

OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO


A OBRIGATORIEDADE DA FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
Registro das manifestações dos alunos na aula de
21 de novembro de 2013

1.  Soraia: O aluno deve sair da escola preparado para o mercado de trabalho e a cidadania.

2.  Soraia: Acesso à educação tecnológica.

3. Soraia: Bases legais – Cidadania, conhecimento, formação da sociedade, contexto e interdisciplinaridade.

4. Soraia: Autonomia, cidadania, conhecimento, desenvolvimento da consciência cívica e social.

5. Josué: Legado da consciência cívica e social. Progresso social. Crítica. Marxismo.

6. Bruno: Ciências e Tecnologia (disciplinares). Conjunto de normas para a construção do conhecimento. Ciências normais. Artes ou ofícios para produzir aquilo que é o seu fim. Objetivo da obrigatoriedade. Plano do governo. Papel ou função da filosofia. A filosofia é uma tecnologia. A Filosofia perderá a sua essência. Uma atitude para colocar em pauta posições preestabelecidas em confronto com outras (certas ou corretas). O governo deveria colocar o essencial em vista de encontrar a verdade. Para que elas sejam investigadas.

7. Alisson: A filosofia (seu papel no ensino médio).Como um conhecimento para possibilitar uma consciência crítica. Contra os dogmas. Capacitar o aluno a olhar criticamente os diversos saberes (formais e não formais).

8. Hudson: Pergunta: quem pleiteia essa obrigatoriedade? A classe elitista que a reivindica. Qual a justificativa. Parece que a filosofia estava ali em vista da erudição. Democratização da educação. A Filosofia acessível a todos. Erudição ou massificação? Disciplina de absorção (português, física, etc). Não se discute os fundamentos. Têm algo de prático. A Filosofia deve ser transformada em disciplina de absorção? Mudar a cara da filosofia dentro de ensino: que ela promova a reflexão em torno de questões comuns. Em que medida a proposta de obrigatoriedade é eficaz? Exercício de raciocínio ou absorção de conteúdos?

9. Victor: A filosofia como erudição? – “Ele sabe de tudo por ter lido toda a história da filosofia?” - Não consegue refletir sobre questões importantes a partir das respostas dadas pelos filósofos. Será que um aluno do ensino médio vai saber responder sobre os problemas da filosofia? - “Ele será capaz de problematizar questões filosóficas?” - A quantidade de leituras não garante a aprendizagem da filosofia. Problematizar a realidade, as questões de estéticas.... O problema social da novela, por exemplo. Falar, demonstrar, não são as mesmas ações. Dizer uma coisa nova ou repetir o que já disseram na história da filosofia. Reconfigurar com o momento que estamos vivendo. O caminho da filosofia. Bons professores. Muitos alunos não fazem na filosofia o curso que desejam.

10. Daniel: A obrigatoriedade é o primeiro passo – o mais importante. Abre para quem não pode ter contato com a filosofia o acesso para esse curso. Uma boa aula de filosofia pode influenciar mais na redação do que no exercício da filosofia. O que a filosofia propõe é a crítica, estudar a própria realidade contemporânea.

11. Samantha: o primeiro passo - tornar obrigatório o ensino de filosofia, garantir o seu ingresso no ensino. Objetivo: crítica da realidade. No ensino médio, a filosofia não vai dar aos alunos incentivo (para a crítica). O que é valorizado é o ensino “útil”. Não devemos perder o foco da filosofia. Ela abrange muitos aspectos, é o que devemos mostrar aos alunos. Ele vai perceber que os conteúdos do currículo vêm de algum lugar e que ele pode questioná-los. Eles estão acostumados a receber o conhecimento sem pensar. Não podemos ignorar os aspectos psicológicos dos alunos. Seu estado de desenvolvimento favorece seu interesse pela filosofia. Eles não sabem por onde começar. A Filosofia faz com que o aluno se identifique com ela e o professor parece ter um papel que é o de mostrar o caminho para fazer os questionamentos para o progresso do conhecimento. Se isso não se dá nas áreas das ciências, a filosofia vem para abrir essa concepção de educação. A concepção do ser humano como ser humano. A Produção do conhecimento nos .... não é do interesse da elite fazer com que as pessoas pen

3 comentários:

Joyce Karoline Pontes disse...

Nos dias atuais, vemos a falta de interesse de muitos jovens do Ensino Médio referente à disciplina Filosofia. Mas ao meu entender isso ocorre devido à falta de metodologias eficazes por parte do professor. Hoje é necessário mudanças no ensino, pois os adolescentes precisam ser estimulados e entender na prática de que forma a Filosofia está presente no cotidiano. Por isso, acredito ser necessário a utilização de espaços não formais de ensino, como uma visitação ao teatro, um passeio em alguma praça e analisar como as pessoas utilizam este local e quem sabe até fazer uma enquete, questionando se lá é um refúgio de reflexão e paz interior. Entre outros procedimentos metodólogicos. Inovar essa é a palavra chave.

Joyce Karoline Pontes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nelson Matos de Noronha disse...

De fato, Joyce, a falta de interesse atinge todas as áreas do conhecimento, no que tange à profissão de Professor. Uma das razões para que isso aconteça é a pouca valorização social dessa profissão e os baixos salários. No entanto, todos apostam na educação como caminho para o desenvolvimento do país. Isso é um paradoxo.\