terça-feira, 26 de novembro de 2013

Escutar, Ler e Escrever

Ao assumir a disciplina PRÁTICA INTEGRADA IV, deparei-me com algumas coincidências felizes.
Em primeiro lugar, tive uma agradável surpresa ao ler a ementa da disciplina e a definição de seu objetivo. As quais vêm ao  encontro das preocupações e dos debates que, no exercício de Pró-Reitor Adjunto de Ensino de Graduação, na UFAM,.estou tendo a oportunidade de participar no enfrentamento dos desafios pedagógicos e didáticos que se apresentam a todos os Coordenadores de Curso, aos docentes e, principalmente, ao estudantes.

Em segundo lugar, essa disciplina me permitiu cometer uma certa ousadia, que consistiu em convidar alguns mestrandos do PPG Sociedade e Cultura na Amazônia, para cumprirem seu estágio docente obrigatório, auxiliando-me na organização e na condução das atividades de nosso Plano de Esnino.

Além disso, caiu-me nas mãos o livro de Michel Foucault intitulado A HERMENÊUTICA DO SUJEITO: CURSO DADO NO COLLÈGE DE FRANCE (1981-1982), qual trata das práticas de ensinar filosofia, nos séculos II e I A.C. e nos séculos  I e II D. C. 

Tais coincidências resgatam um pouco de meu fôlego intelectual e de minha esperança de que Escutar, Ler e Escrever não são somente parte do ofício e da tecnologia do Filosofar, mas exercícios que nos permitem cuidar do Espírito e atuar nesse universo sem o qual o a interioridade não se completa: o mundo da sociedade, da natureza e da cultura.

Nenhum comentário: