quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Prática Integrada IV

13 de Novembro de 2013

Boa Tarde a todos.
Agradeço à Joyce Karoline pela criação do Blog FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA, o qual será destinado para o desenvolvimento da Disciplina PRÁTICA INTEGRADA IV, no segundo semestre letivo de 2013, no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas.
Um abraço a todos.

Nelson Matos de Noronha


Posto, a seguir, o Plano de Curso da disciplina:                                                         PLANO DE CURSO

CÓDIGO
DISCIPLINA
PRÉ-REQUISITO
IHF063
PRÁTICA INTEGRADA IV
-
EMENTA
Oficina de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia Contemporânea.
CRÉDITOS
CARGA HORÁRIA
ANO
SEM.
T
P
150H
2013
02
02
04
Professor Responsável:
Nelson Matos de Noronha
Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes
Soraya de Oliveira Lima
Josué Gomes Vieira
(Estagiários – PPGSCA/UFAM).
OBJETIVOS
Destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas os alunos produzirão artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.
Dia da semana
Horário
Local
Quinta-Feira
:de 16 às 18h-
ICHL – Sala 51

























ESTRATÉGIAS:
  1. Aulas expositivas
  2. Seminários
  3. Exercícios pedagógicos
  4. Projeção de Filmes
AVALIAÇÃO:
1.       Participação nos seminários
2.       Exercícios Escolares
3.       Ensaio monográfico

REFERÊNCIAS:

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1982;
ARANTES, Paulo... et All (Orgs.). A Filosofia e seu ensino; 2ª. Edição; Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: EDUC, 1996.
ADORNO, Max & HORKHEIMER (ORG.). Temas Básicos da Sociologia. 2ª. Edição; Tradução de Álvaro Cabral; São Paulo: Editora Cultrix Ltda, 1975.
BACHELARD, Gaston. A Filosofia do Não – Filosofia do Novo Espírito Científico; tradução de Joaquim José Moura Ramos; 4ª. edição; Lisboa: Editorial Presença.
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo:Ática, 2003;
DIRETRIZES CURRICULARES DE FILOSOFIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Secretaria do Estado da Educação. Curitiba/PR, 2006 (Disponível na página do Portal Educacional do Estado do Paraná http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br
MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.
FILMES:
BRADLEY, Richard et all (Produtores). Em Busca das Estrelas: o Julgamento de Galileu & O Voo de Yuri Gagarin. (Os Dias que Abalaram o Mundo II) ; BBC, 1996.
HUSTON. John. (Produtor e Diretor) Freud - Além da Alma. Roteiro de Charles Kaufmann. Universal Pictures, 1962.
ROSSELLINI. Roberto (Diretor). SÓCRATES; Roteiro de Marcela Mariani, Renzo Rossellini e Roberto Rossellini; Diálogos de Jean-Dominique De La Rochefoucauld; Rádio e Televisão Italiana (RAI), 1971.
ROSSELLINI. Roberto (Diretor). SANTO AGOSTINHO; Roteiro de Marcela Mariani, Renzo Rossellini e Roberto Rossellini; Diálogos de Jean-Dominique De La Rochefoucauld; Rádio e Televisão Italiana (RAI), 1972.
ROSSELLINI. Roberto (Diretor). BLAISE PASCAL; Roteiro de Renzo Rossellini e Roberto Rossellini; Diálogos de Jean-Dominique De La Rochefoucauld; Rádio e Televisão Italiana (RAI), 1972.
ROSSELLINI. Roberto (Diretor). DESCARTES; Roteiro de Roberto Rossellini, Luciano Scaffa e Marcela Mariani; Consultoria de Ferdinand Alquié; Rádio e Televisão Italiana (RAI), 1974.

DIA
DATA
CARGA HORÁRIA
ATIVIDADE
CONTEÚDO
REFERÊNCIA
01
07/11/2013
02 horas
Aula Expositiva
·         Apresentação do Plano de Curso.
·         A Filosofia e seu Ensino

ARANTES, Paulo; MUCHAUIL, SalmaT. A ett All. Filosofia e seu Ensino (Orgs); Petrópolis: Vozes: São Paulo: EDUC,1995.
02
14/11/2013
02 horas
Aula Expositiva
·         Apresentação do Plano de Curso.
·         A Filosofia e seu Ensino

ARANTES, Paulo; MUCHAUIL, SalmaT. A ett All. Filosofia e seu Ensino (Orgs); Petrópolis: Vozes: São Paulo: EDUC,1995.
03
21/11/2013
02 horas
Seminário
Orientações Curriculares para o Ensino Médio As Ciências Humanas e suas tecnologias.
Orientações Curriculares para o Ensino Médio As Ciências Humanas e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Básica; Departamento de Políticas do Ensino Médio
04
28/11/2013
02   horas
Seminário
Sobre o ensino de Filosofia no Brasil
ARANTES: Paulo Eduardo. Cruz Costa, Bento Prado Jr. e o Problema da Filosofia; in: ARANTES, Paulo... et All (Orgs.). A Filosofia e seu ensino; 2ª. Edição; Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: EDUC, 1996. pp. 23 a 65. /
05
05/12/2013
02 horas
Seminário
O Ensino da Filosofia no Ensino Médio.
Perspectivas teórico-metodológicas da Filosofia no ensino médio: discussão e propostas. Textos: (1) FAVARETTO, Celso Fernando. Notas sobre o Ensino de Filosofia; in ARANTES, Paulo... et All (Orgs.). A Filosofia e seu ensino; 2ª. Edição; Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: EDUC, 1996. pp. 77 a 85.
06
12/012/2013
02 horas
Oficina
Elaboração de Apresentação de Conteúdo e aplicação de exercícios escolares
A Interdisciplinaridade. MORIN, Edgar. A Cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 9. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. 128 p. ISBN 852860764X
07
19/12/2013
02 horas
Avaliação Parcial
Análise dos Projetos de Trabalho dos alunos

08
09/01/2014
02 horas
Exibição de Filme  e Debate.
ROSSELLINI. Roberto (Diretor). SÓCRATES; Roteiro de Marcela Mariani, Renzo Rossellini e Roberto Rossellini; Diálogos de Jean-Dominique De La Rochefoucauld; Rádio e Televisão Italiana (RAI), 1971.


09
16/01/2014
02 horas
Seminário
A Filosofia  Contemporânea no Brasil.
SEVERINO, Antônio Joaquim. A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. 255 p. ISBN 8532617735
10
23/01/2014
02 horas
Avaliação Parcial
Análise dos Projetos de Trabalho dos alunos

11
30/01/2014
02 horas
Exibição de Filme  e Debate.
HUSTON. John. (Produtor e Diretor) Freud - Além da Alma. Roteiro de Charles Kaufmann. Universal Pictures, 1962.


12
06/02/2014
02 horas
OFICINA
Elaboração de Apresentação de Conteúdo e aplicação de exercícios escolares
LEOPOLDO E SILVA, Franklin. Função Social do Filósofo. in: ARANTES, Paulo... et All (Orgs.). A Filosofia e seu ensino; 2ª. Edição; Rio de Janeiro: Vozes; São Paulo: EDUC, 1996. pp. 08 a 22.
13
13/02/2014
02 horas
OFICINA
Dinâmica de Leituras
SEVERINO, Antônio Joaquim. Como Ler um Texto de Filosofia. São Paulo: PAULUS, 2008.
14
23/01/2013
02 horas
Avaliação Parcial
Análise dos Projetos dos Alunos.

15
30/01/2013
02 horas
Avaliação Parcial
Análise dos Projetos dos Alunos.






PLANO DE TRABALHO DO ALUNO:
CÓDIGO
DISCIPLINA
PRÉ-REQUISITO
IHF063
PRÁTICA INTEGRADA IV
-
EMENTA
Oficina de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia Contemporânea.
CRÉDITOS
CARGA HORÁRIA
ANO
SEM.
T
P
150H
2013
02
02
04
Professor Responsável:
Nelson Matos de Noronha
Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes
Soraya de Oliveira Lima
Josué Gomes Vieira
 (Estagiários – PPGSCA/UFAM).
OBJETIVOS
Destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea. A partir desses problemas os alunos produzirão artigos e projetos, os quais serão objetos de discussão, na forma de seminários, entre os participantes da disciplina. Ensejar a relação entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Filosofia Contemporânea.

Discente:

Título do Projeto

Objetivos

Justificativa

Metodologia

Atividades a serem desenvolvidas

Cronograma e carga horária
Nov/Dez/Jan/Fev/Mar/Abr.   
Locais de Execução de Atividades
Escolas/Instituições de Pesquisa/Instituições de Difusão Cultural/Órgãos de Comunicação Social/ ONGs/Associações Comunitárias/Partidos Políticos.








































 PLANO DE TRABALHO DA ESTAGIÁRIA:
CÓDIGO
DISCIPLINA
PRÉ-REQUISITO
IHF063
PRÁTICA INTEGRADA IV
-
EMENTA
Oficina de História da Filosofia Contemporânea. Disciplina de caráter eminentemente laboratorial, capaz de articular ensino, pesquisa e extensão, cujo universo temático recai sobre os principais problemas filosóficos da Filosofia Contemporânea.
CRÉDITOS
CARGA HORÁRIA
ANO
SEM.
T
P
150H
2013
02
02
04
Professor Responsável:
Nelson Matos de Noronha
Joyce Karoline Pinto Oliveira Pontes
Soraya de Oliveira Lima
Josué Gomes Vieira
(Estagiários – PPGSCA/UFAM).
OBJETIVOS
Cumprir Estágio Docente Obrigatório para o curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia.

Estagiária:

Título do Projeto

Objetivos

Justificativa

Metodologia

Atividades a serem desenvolvidas

Cronograma e carga horária
Nov/Dez/Jan/Fev/Mar/Abr    
Locais de Execução de Atividades
Escolas/Instituições de Pesquisa/Instituições de Difusão Cultural/Órgãos de Comunicação Social/ ONGs/Associações Comunitárias/Partidos Políticos.
























Nenhum comentário: