Olá pessoal,
Nosso bate papo de hoje inicia com a pergunta: “Filosofia: que “onda” é essa?”Na verdade, essa pergunta fez parte da aula de Filosofia no dia 16.01.14, iniciando as exposições dos projetos que os alunos irão desenvolver até o término da disciplina.
![]() |
Dr. Nelson Noronha e discentes acompanhando exposições dos projetos |
Para Cruz, o objetivo principal desse projeto consiste na necessidade de sensibilizar os alunos do Ensino Médio sobre a aplicabilidade da Filosofia. Para o alcance do objetivo, nosso colega buscará respostas por meio de biografias de autores que traçam essa caminhada nas abordagens filosóficas. Finalmente, Daniel expôs que passar o Ensino Médio estudando a disciplina demonstra que há uma “quebra” no ensino, pois o aluno desde o 1º ano necessita saber qual é o objeto, papel da filosofia, ou seja, contextualizá-la em suas vidas.
![]() |
Foto: Colega Daniel expondo como desenvolverá o projeto
|
Articulado com a tecnologia, nosso colega disse que utilizará as redes sociais como ferramenta para o desenvolvimento do projeto.Quem iniciou a exposição foi o aluno Daniel da Silva Cruz, por meio dessa pergunta, que deu origem ao seu projeto: Daniel Cruz relatou experiência que teve com alguns alunos do Ensino Médio, por meio da pergunta básica: ”Do que trata a filosofia”?; Nesse sentido, as respostas dadas por alguns alunos de escolas do Ensino Médio levaram nosso colega a pensar sobre a importância da Filosofia; na verdade, Daniel disse que a maioria dos alunos responderam que a Filosofia é uma “onda” gerando portanto o titulo do seu projeto, “Filosofia: que “onda” é essa?” a ser desenvolvido até o termino da disciplina.
Boa sorte Daniel! Esperamos ansiosos pela
apresentação final do seu projeto em nossas aulas!
2ª
Exposição
No segundo momento da aula tivemos também a participação do colega Hudson Benevides: ele abordará a importância da Filosofia entregando como produto final de seu o projeto um artigo. Hudson expôs que:“o artigo abordará os “argumentos “ que se tem para o estudo da filosofia no ensino: o que se tem, o que foi dito ,tudo que já foi feito, escrito e pensado para justificar seu ensino, importância e portanto demonstrar os pontos que se distorcem: uns consoantes, outros não".
Finalmente a ideia do artigo é encontrar um ou uns argumentos que justifiquem a existência da Filosofia, por exemplo, nas escolas, na formação dos alunos, haja vista que a obrigatoriedade do Ensino da Filosofia no Ensino Médio deve ser alvo de discussões, inclusive trazendo para esse debate as competências e habilidades específicas propostas nos documentos curriculares oficias para o ensino de Filosofia.
Boa sorte Hudson!
Esperamos ansiosos pela apresentação final do seu projeto em nossas aulas!
Escrito por Soraya Lima e Joyce Karoline Pontes- mestrandas do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA-UFAM; São educadoras e estágiarias da disciplina: Prática Integrada IV, ministrada pelo prof. Dr. Nelson Matos de Noronha-UFAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário