Diálogos interdisciplinares entre professores de diversas áreas, com ampla participação dos discentes e aberto ao público em geral é o objetivo do Projeto Interseção, idealizado por professores de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Esta é a primeira fase do encontro, que busca dialogar aspectos relacionados à Filosofia.
E você que sente dificuldades ou acha que a disciplina não faz parte do seu cotidiano, esta é uma ótima chance de conhecer e aprender o que é a Filosofia de fato e como ela está presente à sua vida.
A sustentabilidade aliada à Filosofia é um aspecto que para Pereira as correntes filosóficas sempre se preocuparam em pensar as políticas e realidades sociais de suas épocas. E muitos filósofos, inclusive, foram influenciados por seus momentos históricos, como, para citar um único exemplo, os expoentes da Escola de Frankfurt.
“Creio que a questão da sustentabilidade, dita de um modo geral, é hoje um desafio para o pensamento filosófico. Penso que podemos de um ponto de vista pragmático – mas, atenção: no sentido aristotélico de pragma, ou seja, das coisas que se faz e como se faz, e que constituem o campo da Ética –, oferecer contribuições significativas para essa temática necessária, especialmente aqui, na Região Amazônica”, diz.
Questionada sobre a dificuldade que muitos discentes sentem ao aprender Filosofia, a professora Ivanete Pereira, conta que o ato de ensinar é como o ato de aprender e que às vezes é difícil compreender a disciplina, porém, é sempre, maravilhoso o resultado da aquisição do conhecimento.
“O processo é muitas vezes doloroso, à semelhança dos ritos de passagem. Todavia, há felicidade maior, para um professor, do que compartilhar o que sabe e, ao mesmo tempo, aprender o que não sabe? De fato, para nós, professores, ensinar é também aprender. E como somos “eternos estudantes”, ensinar-aprender é na maioria das vezes, pura felicidade. Isto pode parecer romântico (não deixa de ser), mas é bastante aristotélico”, pontua.
A professora Me. Ivanete Pereira finaliza com uma mensagem para a sociedade que não acredita na presença da Filosofia no seu cotidiano. “Procurem conhecer melhor esta que é a “ciência-mãe” de todas as outras. Verão que o diálogo – instância fundamental das relações sociais – é o método filosófico por excelência. Como já dizia Platão”, declara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário