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Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Filosofia UFAM |
Alunos do turno vespertino
do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi,
participaram no dia 17 de março da exposição dos planos de trabalho dos acadêmicos
de Filosofia Daniel Cruz e Bruno Lomas, referente à disciplina Prática
Integrada IV, cujo professor responsável é o Dr. Nelson Matos de Noronha.
Os trabalhos iniciaram com a
explanação de Daniel Cruz, com o tema “Filosofia que Onda é Essa”. O acadêmico
justifica que a ideia surgiu pelo fato de estudantes que em sua grande maioria
trabalharam manuais de Filosofia e conheceram, mesmo que superficialmente,
desde Platão a filósofos contemporâneos, que refletiram e discutiram sobre
vários temas contextualizados, ainda sim, apresentam dificuldades para achar
uma resposta para a pergunta, do que se trata a filosofia?
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Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos Daniel Cruz |
“Meu trabalho visa
contribuir para a mitigação deste problema, foi pensado sobre a importância da
reunião de um conjunto de textos introdutórios à disciplina de filosofia que
ajudem tanto os alunos do ensino médio quanto à elaboração de materiais de
suporte para seus professores no primeiro contato a esta área do conhecimento e
que clarifiquem esta questão básica da disciplina, afinal do que se trata a
filosofia?”, indaga Cruz.
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Foto: Acervo da equipe do Blog - Estudante Larissa Pereira |
Para a estudante de 18 anos de idade da Escola
Estadual Frei Sílvio Vagheggi, Larissa Magalhães Pereira, a Filosofia é
importante para refletir. “Eu gosto muito de ler e para mim é um porto seguro. Na
escola trabalhamos apenas com textos ao invés de livros, o professor tenta
fazer uma aula bem diferenciada, mas com o intuito de aprendermos”, conta a
aluna.
O graduando em Filosofia,
Bruno Lomas, em sua apresentação, mostrou através do tema de seu trabalho “ O ensino
da Filosofia e a democracia”, que a Filosofia pode ser atribuída ao pensamento
filosófico contemporâneo.
“O cético exige uma argumentação que forneça provas
coercivas demonstrativas. Em se tratando de informações, os meios de
comunicação podem estabelecer limites de discussão sobre o objeto que são de
interesse geral. Embora a Filosofia não se resuma à argumentação, o senso
crítico que ajuda a desenvolver ao indivíduo se portar de uma maneira mais
crítica. Se há tanta informação no dia-a-dia de vocês e caso não tenham tempo
crítico para refletir é necessário vocês aprenderem a ter o senso crítico de reflexão”,
ilustra Lomas.
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Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmico Bruno Lomas, explicando seu trabalho para o visitante Adenilson Reis |
O autônomo Adenilson Reis,
residente de Parintins (distante a 365 quilômetros de Manaus) realizou a visitação
e disse que em sua cidade não há essa discussão da Filosofia, e seria de
extrema importância, assim como as questões ambientais, esses debates
acontecerem no município.
Confira ao Vídeo 2
Confira ao Vídeo 2
O professor Dr. Nelson
Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes
do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem ao apoio da direção
do CAUA, senhora Rosa Fátima, senhor Laurindo Brito, Jainy Costa e demais
colaboradores. Equipe do PRODECA – professora Márcia Irene Pereira Andrade e
mestranda Hellen Bastos. Participação do
professor, dos alunos, da direção e do professor de Filosofia da Escola
Estadual Frei Sílvio Vagheggi e de todos os visitantes, que contribuíram para o
sucesso do evento.
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