![]() |
Foto: Acervo da equipe do Blog - Dr. Nelson Noronha |
A disciplina conta com a participação das
estagiárias docentes de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia
(PPGSCA/UFAM), Joyce Karoline Pontes e Soraya de Oliveira Lima, além dos
seguintes acadêmicos de Filosofia: Alisson Maurilo, Bruno Lomas, Bruno
Pacifico, Daniel Cruz e Hudson Benevides.
O professor Dr. em Filosofia,
Nelson Noronha, iniciou a solenidade de
abertura do evento, pontuando que a Filosofia passou a ser inserida na cultura brasileira
e no ensino regular. Ela encontrou amparo na universidade e com muita
dificuldade vem encontrando abrigo nas escolas. Esse não é um problema simples,
porque o Brasil organizou sua educação primeiramente através de diretrizes
religiosas, depois através de diretrizes ideológicas.
"Dificilmente, a educação
brasileira tem podido se sustentar sobre bases de uma República Laica, pluralista,
democrática e com a condição da livre expressão. Então a dificuldade que a
Filosofia tem para inserir-se nas diversas esferas da educação brasileira
decorre disso, dessa história da educação no Brasil", explica o Doutor.
Confira ao Vídeo
Ele disse ainda que hoje o Brasil passa por uma situação muito difícil no que diz respeito a educação, os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) tiveram um leve avanço nos últimos 20 anos, mas todas as situações negativas, todos os itens que compõem esse indicador eles apontam para onde a educação está ausente.
"No Estado do Amazonas, isso é
significativo, dos dez municípios por menor IDH, o Amazonas tem pelo menos quatro,
justamente nesses municípios falta professor, falta escola, a maior parte dos
professores não têm o título de nível superior".
Obrigatoriedade da Filosofia
A Filosofia de 2008 até os dias
correntes tornou-se obrigatória, isso é um paradoxo, a condição do exercício da
Filosofia é a liberdade, então parece um absurdo que para ela ser exercida deva
aparecer de forma compulsória. Mas isso só aconteceu devido a resistência de
inserção de uma disciplina como essa no ensino.
O professor questionou qual é o
caráter dessa disciplina? E respondeu que não é somente a transmissão de
conteúdos é a habilitação do estudante para o pensamento crítico. "Nós
habilitamos os estudantes para suspeitar dos valores consolidados e cristalizados,
então, uma sociedade como a nossa que é oligárquica, que é tradicionalista, que
é estreitamente vinculada com o pensamento religioso, que é desigual, ela não
aceita facilmente usar a Filosofia - instrumento da cultura, como parte do seu processo
educacional", explana.
Filosofia na UFAM
O curso de Filosofia da
Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recentemente passou por uma reforma
curricular, onde foram introduzidas algumas disciplinas voltadas para discussão
do papel que a Filosofia pode ter na formação da juventude brasileira. Uma
disciplina que também proporciona atividades como a exposição do evento
"Filosofia Que Onda é Essa?", onde o aluno sai do seu espaço formal
de ensino, para outros espaços de aprendizagem e ensino.
"A condição que a Filosofia
exige para existir é a liberdade, que ora é um exercício. Você pode ter a opção
de fazer e não fazer. Se você não faz essa liberdade é improdutiva, deixa de
ser notada e torna-se insignificante. Então para se ter liberdade é necessário
ter o que Kant já dizia: tenha coragem de pensar, ousa pensar, ousa fazer de si
a instância deliberativa das tuas ações da tua conduta. Ou seja, tenha coragem
de pensar por si mesmo".
Dr. Nelson Noronha finaliza
expondo que é preciso haver compatibilização entre a capacitação do
profissional e do desenvolvimento do espaço da nossa liberdade diante de si na
sociedade contemporânea, para que o ensino da Filosofia possa se fazer presente
de forma espontânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário