quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Domínio da disciplina Filosofia é essencial em sala de aula

Trazemos a você leitor, uma breve explanação sobre a segunda aula do dia 14 de novembro de 2013 realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) da disciplina Prática Integrada IV, ministrada pelo prof.Dr. Nelson de Matos Noronha. A aula  teve como enfoque a Filosofia e as  variadas questões acerca do seu ensino no Brasil.

Dentre os vários períodos da história do Brasil,embora o período da Ditadura Militar no País tenha sido  cerceado, a Filosofia se fez presente, uma vez que a formação dos militares era feita a partir do pensamento positivista.Assim, pós esse período e com o decorrer da contemporaneidade, pode-se dizer que o pensamento filosófico ainda possui grande importância, principalmente nas instituições de ensino,dentre elas, o papel desenvolvido nas faculdades. Nesse sentido, a Filosofia requer uma análise de texto minuciosa e o docente pode aliar essa leitura ao cotidiano dos alunos.Por tudo isso,  uma bagagem cultural é necessária para responder questões que o inquietam. 

Domínio do ensino da Filosofia

Nossa aula aborda desta vez, como se encontra o  ensino da Filosofia: Mesmo sabendo da influência  que a filosofia teve e tem ao longo da história   e na cultura de um povo, ao adentramos nesse tema e quando o articulamos ao ensino e aprendizagem nas escolas, concluímos que no Brasil a carência de professores com essa formação filosófica ainda é considerável. 

Por muito tempo, principalmente nas escolas públicas essa carência  se concretizou no ensino,posto que embora a obrigatoriedade de ensino nessa área de conhecimento seja estabelecida legalmente, os professores que a ministravam não tinha formação  especifica na área, o que de certa modo não contribuiu  para que a filosofia  imprimisse seu lugar enquanto ciência importante para  o processo de ensino e aprendizagem; sobre essa questão, apontamos que a Secretaria Estadual de Edução –SEDUC-AM, efetivou a HTP dos professores que dentre outras orientações, estabeleceu que os professores ministrem suas aulas de acordo com sua formação especifica, o que sobremaneira é importante para melhorar e avançar na qualidade da aprendizagem.

Portanto, até mesmo com o advento da tecnologia, a filosofia se faz presente através das mídias sociais, por possibilitar que esses ambientes de  interação tragam reflexão e o debate, afinal de contas as questões da atualidade demonstram que há sim a marca de debates  filosóficos: meio ambiente, violência, caos urbanos, questões que envolvem gêneros, diversidades, tudo perpassando pelas relações humanas em sociedade, e em especifico nas escolas, que a nosso ver deve ser o ponto central de nossos debates, haja vista que diante os problemas anteriormente citados,eles  permeiam esses ambientes. 

Ainda sobre a educação tecnológica,atualmente muitos professores de Filosofia tem buscado a utilização da tecnologia para o ensino da disciplina;mesmo sabedores dos limites e das dificuldades tanto no manuseio das ferramentas tecnológicas e também da utilização da internet por meio das mídias sociais,é importante que nós professores compreendamos que é  preciso inovar o ensino e aprendizagem:

seja levando os alunos para assistir a um filme filosófico, ir à uma praça e promover debates sobre determinado tema; só assim e mediante a essa gama dessas  outras possibilidades, certamente enseja que  um dos requisitos para sermos reconhecidamente bons  professores ainda é permeado poo aquela velha e boa máxima:

conhecer e ter o domínio da disciplina, gostar do que faz,estar atento ao que se passa ao nosso redor, porque afinal de contas, vivemos em uma sociedade com várias formas de pensar!

Caros, abaixo nossas sugestões de leitura para que vocês possam aprofundar mais nossa aula: 

ARANTES, Paulo; MUCHAUIL, SalmaT. A ett All. Filosofia e seu Ensino (Orgs); Petrópolis: Vozes: São Paulo: EDUC,1995.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Como Ler um Texto de Filosofia. São Paulo: PAULUS, 2008.

Postado por Soraya Lima e Joyce Karoline Pontes- mestrandas do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA-UFAM; São educadoras e estágiarias da disciplina: Prática Integrada IV, ministrada pelo prof. Dr. Nelson Matos de Noronha-UFAM.

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