Trazemos a você leitor, uma breve explanação sobre a primeira aula do dia 07 de novembro de 2013 realizada na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) da disciplina Prática Integrada IV. O professor Dr. Nelson Matos de Noronha iniciou sua aula,explicando que a Filosofia surgiu no Brasil para a formação de padres e como disciplina do curso de Direito na década de 30, onde era usada como ação de debates dos juristas.
Continuando nessa linha histórica do tempo,posteriormente a Europa veio combater essas duas vertentes, cujo objetivo era transformar a Filosofia em profissão. e conseguiu. Com a criação da Universidade de São Paulo (USP) a Filosofia se torna mais atuante, porém é vista como ofício, porque sua leitura é diferenciada das demais, haja vista que a habilidade é a palavra chave para o entendimento.
Inserido nos anos 60,o Princípio da Flexibilidade* pontua que o professor e o curso de Filosofia precisam ter uma garantia de conteúdo mínimo, mas de acordo com o professor Dr. Nelson, é preciso também que a escola bem como o professor de filosofia tenham liberdade para não tornar esse curso religioso ou político. Reafirmamos que mesmo inserido nos anos 60,essa ideia está presente até hoje no Brasil por meio a Teoria do Social Desenvolvimentista que impulsionou a modernização do Estado.
Caros, que tal aprofundarmos mais sobre o conteúdo de hoje?
Vamos buscá-los em nossas sugestões de leituras abaixo:
ARANTES, Paulo; MUCHAUIL, SalmaT. A ett All. Filosofia e seu Ensino (Orgs); Petrópolis: Vozes: São Paulo: EDUC,1995.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Como Ler um Texto de Filosofia. São Paulo: PAULUS, 2008.
Postado por Soraya Lima e Joyce Karoline Pontes- mestrandas do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA-UFAM; São educadoras e estágiarias da disciplina: Prática Integrada IV, ministrada pelo prof. Dr. Nelson Matos de Noronha-UFAM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário