sábado, 11 de janeiro de 2014

Ensino da Filosofia é debatido na UFAM

Fonte: acervo da equipe do estágio docente,2013-14 do PPGSCA.
Foto: Professor José Belizário Neto palestrando 
Palestra sobre a formação do professor de Filosofia para o ensino médio: limites, alcances e desafios, foi debatida na última quinta-feira (9), no auditório Rio Negro da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Fizeram parte da discussão professores e acadêmicos do curso de Filosofia da instituição.

Na ocasião, o professor José Belizário Neto, que já atua ministrando aulas de Filosofia há aproximadamente 19 anos, pontuou que a habilidade do professor ao ministrar suas aulas é essencial, porque auxilia na produção do conhecimento, mas é necessário o estágio curricular para a formação do docente.

“Vejo que é de suma importância a universidade investir no estágio, para a formação dos professores de Filosofia. Aliado a isso a experiência em escolas também é fundamental, uma vez que muitos optam por seguir a carreira de pesquisador com o mestrado e posteriormente o doutorado”, explica.

Segundo o professor, embora com a obrigatoriedade do curso de Filosofia no Ensino Médio, essa conquista precisa ser melhor efetivada, ou seja, é necessário que os professores mesmos que formados na área demonstrem a Filosofia de modo que contextualizada  estabeleça nas escolas a importância da disciplina na escola;inclusive a obrigatoriedade pode  integrar-se  com sucesso projetos transversais e, nesse nível de ensino, com as outras disciplinas,para finalmente  contribuir para o pleno desenvolvimento do educando desse última etapa da educação básica, o Ensino Médio.

Ensino

Nesse sentido, destacamos que a obrigatoriedade da Filosofia no Ensino Médio esta respaldada na Lei nº 9.394/96) artigo 36.Metodologias práticas como a interação de forma síncrona ou assíncrona das mídias sociais por exemplo, Facebook, podem fazer parte da modalidade de ensino da Filosofia, mas é necessário saber utilizar essas ferramentas que podem contribuir ou não para o ensinamento da disciplina.

“Hoje temos novas formas de ensinar, principalmente com as tecnologias, mas é necessário ter atenção ao manuseá-las. Nem só de giz e pincel vive o professor, precisamos modificar nosso modo de ensinar, mas lógico que de uma maneira eficaz. O homem só se tornará outro homem, se tiver educação. Mas sempre dependerá do outro”, declara Neto.

Após responder às perguntas, modo geral elas  culminaram  com a situação do ensino na contemporaneidade. Tanto nos cursos de graduação bem como nas escolas , o professor José Belizário, expôs que é preciso que haja o manter o debate nas universidades, haja vista que são instituições encarregadas  com a formação dos futuros profissionais. Logo, essa formação deve envolver além da docência, o ensino por meio da pesquisa,já que a Filosofia não ser pode dissociada do ensino, da produção filosófica e da transmissão do conhecimento.

O evento foi organizado pelo Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas (CAFCA) que é uma associação livre e independente de participação do corpo discente da graduação em Filosofia, da Universidade Federal do Amazonas, sediada na mesma instituição. Mais informações sobre eventos e discussões filosóficas podem ser conferidas através do site: http://cafca.com.br/  
Audio da Palestra

Confira o áudio abaixo:

Clique aqui e ouça

Texto escrito por Soraya Lima e Joyce Karoline Pontes- mestrandas do Programa Sociedade e Cultura na Amazônia-PPGSCA-UFAM; São educadoras e estágiarias da disciplina: Prática Integrada IV, ministrada pelo prof. Dr. Nelson Matos de Noronha-UFAM

Um comentário:

Nelson Matos de Noronha disse...

Quero cumprimentar as mestrandas Joyce e Soraya por seu trabalho junto a disciplina Prática Integrada IV, do curso de Filosofia.
Graças a sua ajuda, pudemos dar publicidade à atividades do CAFCA e do Curso de Filosofia.
Abraços,
Nelson Noronha