quinta-feira, 20 de março de 2014

Ensino Médio sem Filosofia é discutido no Centro de Artes da UFAM

Foto: Acervo da equipe do Blog - Alisson Medrado palestrando
Foto: Acervo da equipe do Blog - Alisson Medrado palestrando 

O discente Alisson Maurilo Medrado Lima explanou no dia 18 de março sobre o Ensino Médio sem Filosofia, cuja ideia partiu da necessidade em desenvolver uma análise sobre os dois tipos de abordagens oferecidos nas Orientações Curriculares para o Ensino Médio, assim como as competências e habilidades que devem ser desenvolvidas no âmbito da Filosofia.

“Hoje o aluno estuda três anos de Filosofia no Ensino Médio e acaba que se torna uma história e disciplina decorativa, mas será que os alunos sabem realmente para que serve a Filosofia? Por isso o tema do nosso evento é “Filosofia que Onda é Essa?”. A Filosofia nos dá uma visão ampla e uma forma de aprender, por isso é importante argumentar sobre a possibilidade de repassar esses aspectos a outros professores de áreas distintas e desmembrar as competências e habilidades que seriam desenvolvidas pela Filosofia.
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos da UNIP
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos da UNIP 
O evento aconteceu no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA/UFAM), localizado na área central de Manaus e faz parte da disciplina Prática Integrada IV, ministrada pelo professor Dr. Nelson Matos de Noronha. Neste dia o local recebeu como convidados alunos da Universidade Paulista (UNIP) do 2° Período de Administração, sob orientação da professora Miriann Siqueira da disciplina Comunicação e Expressão.

Confira ao Vídeo
 


“Há necessidade em fazer um treinamento de administradores como massa crítica para entrarem em cargos de liderança, mas para isso, tem que haver mais a propriedade intelectual, voltada à Sociologia, Filosofia, características que deveriam ser trabalhadas anteriormente e que não foram”, diz Siqueira.

Para o discente em Administração, Robson Alves de Souza, a Filosofia contribui para sua formação acadêmica e social. “A Filosofia abre as portas do conhecimento, ela me dá uma visão ampla dos meus estudos, do meu curso, me ensina e me deixa vê o futuro”, conta o acadêmico.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Administração da UNIP  e Professora Miriann Siqueira
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Administração da UNIP
e Professora Miriann Siqueira
A professora explicou ainda que a disciplina Comunicação e Expressão precisa da base da Filosofia, por tal motivo buscou juntamente com a equipe da UFAM – Discentes de Filosofia, realizar a atividade para que seus alunos possam sair deste contexto fechado e não pensar somente como administradores, mas também a parte humana, a parte mais social, porque eles irão contribuir não só para a economia, mas também para a sociedade. 

O professor Dr. Nelson Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem a participação da professora Miriann Siqueira, juntamente com os seus alunos de Administração da UNIP. 

segunda-feira, 17 de março de 2014

Democracia e Filosofia que Onda é Essa? são debatidos no CAUA

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Filosofia UFAM
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos de Filosofia UFAM
Alunos do turno vespertino do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, participaram no dia 17 de março da exposição dos planos de trabalho dos acadêmicos de Filosofia Daniel Cruz e Bruno Lomas, referente à disciplina Prática Integrada IV, cujo professor responsável é o Dr. Nelson Matos de Noronha.
 
Confira ao Vídeo 1



Os trabalhos iniciaram com a explanação de Daniel Cruz, com o tema “Filosofia que Onda é Essa”. O acadêmico justifica que a ideia surgiu pelo fato de estudantes que em sua grande maioria trabalharam manuais de Filosofia e conheceram, mesmo que superficialmente, desde Platão a filósofos contemporâneos, que refletiram e discutiram sobre vários temas contextualizados, ainda sim, apresentam dificuldades para achar uma resposta para a pergunta, do que se trata a filosofia?

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmicos Daniel Cruz
“Meu trabalho visa contribuir para a mitigação deste problema, foi pensado sobre a importância da reunião de um conjunto de textos introdutórios à disciplina de filosofia que ajudem tanto os alunos do ensino médio quanto à elaboração de materiais de suporte para seus professores no primeiro contato a esta área do conhecimento e que clarifiquem esta questão básica da disciplina, afinal do que se trata a filosofia?”, indaga Cruz.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Estudante Larissa Pereira
Foto: Acervo da equipe do Blog - Estudante Larissa Pereira
Para a estudante de 18 anos de idade da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi, Larissa Magalhães Pereira, a Filosofia é importante para refletir. “Eu gosto muito de ler e para mim é um porto seguro. Na escola trabalhamos apenas com textos ao invés de livros, o professor tenta fazer uma aula bem diferenciada, mas com o intuito de aprendermos”, conta a aluna.

O graduando em Filosofia, Bruno Lomas, em sua apresentação, mostrou através do tema de seu trabalho “ O ensino da Filosofia e a democracia”, que a Filosofia pode ser atribuída ao pensamento filosófico contemporâneo. 

“O cético exige uma argumentação que forneça provas coercivas demonstrativas. Em se tratando de informações, os meios de comunicação podem estabelecer limites de discussão sobre o objeto que são de interesse geral. Embora a Filosofia não se resuma à argumentação, o senso crítico que ajuda a desenvolver ao indivíduo se portar de uma maneira mais crítica. Se há tanta informação no dia-a-dia de vocês e caso não tenham tempo crítico para refletir é necessário vocês aprenderem a ter o senso crítico de reflexão”, ilustra Lomas.

Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmico Bruno Lomas, explicando seu  trabalho para o visitante Adenilson Reis
Foto: Acervo da equipe do Blog - Acadêmico Bruno Lomas, explicando seu
trabalho para o visitante Adenilson Reis
O autônomo Adenilson Reis, residente de Parintins (distante a 365 quilômetros de Manaus) realizou a visitação e disse que em sua cidade não há essa discussão da Filosofia, e seria de extrema importância, assim como as questões ambientais, esses debates acontecerem no município.

Confira ao Vídeo 2
 


O professor Dr. Nelson Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem ao apoio da direção do CAUA, senhora Rosa Fátima, senhor Laurindo Brito, Jainy Costa e demais colaboradores. Equipe do PRODECA – professora Márcia Irene Pereira Andrade e mestranda Hellen Bastos.  Participação do professor, dos alunos, da direção e do professor de Filosofia da Escola Estadual Frei Sílvio Vagheggi e de todos os visitantes, que contribuíram para o sucesso do evento.

Alunos iniciam apresentações em evento "Filosofia Que Onda é Essa?"

O evento cujo tema é “Filosofia: que onda é essa?” reúne alunos e professores de Filosofia cujo objetivo principal é destacar os principais problemas que atinjem a sociedade contemporânea. O evento ocorre até o dia 21 de março, das 8h às 18h, no Centro de Artes da Ufam (Caua), com a exibição de filme e exposição de trabalhos acadêmicos.  
A disciplina do 4° período, Prática Integrada IV, do Departamento de Filosofia tem como objetivo destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea na Educação.
Para o pró-reitor adjunto da Pró-reitoria de Ensino e Graduação (Proeg) e coordenador do evento, professor Nelson Noronha, as atividades desenvolvidas durante o evento estão relacionadas às praticas de conclusão da disciplina que evolveu pesquisas, entrevistas e até mesmo a criação de um blog denominado “Filosofia Contemporânea na Educação”, os quais estão relacionadosas metodologias pedagógicas de aplicação da disciplina Filosofia, no Ensino Médio.
De acordo com o pró-reitor adjunto, a expectativa é atrair um grande público, principalmente de estudantes e de professores do Ensino Médio que trabalham a disciplina Filosofia nas suas grades curriculares. Ainda segundo ele, o transporte para os estudantes da Escola Estadual Tiradentes está garantido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc).   
Na programação, o filme "Ódio", do diretor Shepard Fairey que será exibido na sexta-feira, 21, traz discussões recorrentes na contemporaneidade como as incertezas de valores relacionados diretamente com a temática de nosso evento, comenta o Nelson Noronha.
Ele completa dizendo que, atualmente, as pessoas são pegas de surpresa quanto ao surgimento de novas ideias, fazendo com que pensem e reflitam sobre isso. Os movimentos sociais ocorridos no ano passado como os Black Bloc, racismo, questões indígenas, direitos das mulheres e de gênero, colocam dúvidas quanto as incertezas que coloca a sociedade em processo de transformação.  
O estudante do 6º período de Licenciatura em Filosofia, Daniel Cruz, 26, que irá apresentar trabalho de pesquisa cujo titulo também denominado “Filosofia: que onda é essa?” disse que o estudo é resultado de problemas encontrados durante sua experiência no estágio supervisionado e de relatos de professores da disciplina.
Segundo ele, estudantes egressos do Ensino Médio levavam consigo a incerteza da função da Filosofia e de seu objeto de estudo. Então, ao questionar os egressos, eles apresentavam dificuldade de falar do que se trata a Filosofia e de qual método utilizado. O evento ocorre, justamente, para desenvolver metodologias que possam esclarecer e conscientizar sobre essas questões.   
      Fonte: Site UFAM

Filosofia como instrumento da cultura na Educação



Foto: Acervo da equipe do Blog  - Dr. Nelson Noronha
Foto: Acervo da equipe do Blog  - Dr. Nelson Noronha
Visando estimular os alunos de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) a apresentarem os resultados dos seus planos de Trabalho da Disciplina Prática Integrada IV, iniciou nesta segunda-feira (17) no centro de Artes da UFAM (CAUA), localizado à área central de Manaus, o evento “Filosofia Que Onda é Essa?”, cujo professor responsável é o Dr. Nelson Matos de Noronha.

 A disciplina conta com a participação das estagiárias docentes de Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), Joyce Karoline Pontes e Soraya de Oliveira Lima, além dos seguintes acadêmicos de Filosofia: Alisson Maurilo, Bruno Lomas, Bruno Pacifico, Daniel Cruz e Hudson Benevides.

O professor Dr. em Filosofia, Nelson Noronha,  iniciou a solenidade de abertura do evento, pontuando que a Filosofia passou a ser inserida na cultura brasileira e no ensino regular. Ela encontrou amparo na universidade e com muita dificuldade vem encontrando abrigo nas escolas. Esse não é um problema simples, porque o Brasil organizou sua educação primeiramente através de diretrizes religiosas, depois através de diretrizes ideológicas.

"Dificilmente, a educação brasileira tem podido se sustentar sobre bases de uma República Laica, pluralista, democrática e com a condição da livre expressão. Então a dificuldade que a Filosofia tem para inserir-se nas diversas esferas da educação brasileira decorre disso, dessa história da educação no Brasil", explica o Doutor.

Confira ao Vídeo




Ele disse ainda que hoje o Brasil passa por uma situação muito difícil no que diz respeito a educação, os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) tiveram um leve avanço nos últimos 20 anos, mas todas as situações negativas, todos os itens que compõem esse indicador eles apontam para onde a educação está ausente.
 
 "No Estado do Amazonas, isso é significativo, dos dez municípios por menor IDH, o Amazonas tem pelo menos quatro, justamente nesses municípios falta professor, falta escola, a maior parte dos professores não têm o título de nível superior".

Obrigatoriedade da Filosofia
 
A Filosofia de 2008 até os dias correntes tornou-se obrigatória, isso é um paradoxo, a condição do exercício da Filosofia é a liberdade, então parece um absurdo que para ela ser exercida deva aparecer de forma compulsória. Mas isso só aconteceu devido a resistência de inserção de uma disciplina como essa no ensino.

O professor questionou qual é o caráter dessa disciplina? E respondeu que não é somente a transmissão de conteúdos é a habilitação do estudante para o pensamento crítico. "Nós habilitamos os estudantes para suspeitar dos valores consolidados e cristalizados, então, uma sociedade como a nossa que é oligárquica, que é tradicionalista, que é estreitamente vinculada com o pensamento religioso, que é desigual, ela não aceita facilmente usar a Filosofia - instrumento da cultura, como parte do seu processo educacional", explana.

Filosofia na UFAM

O curso de Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) recentemente passou por uma reforma curricular, onde foram introduzidas algumas disciplinas voltadas para discussão do papel que a Filosofia pode ter na formação da juventude brasileira. Uma disciplina que também proporciona atividades como a exposição do evento "Filosofia Que Onda é Essa?", onde o aluno sai do seu espaço formal de ensino, para outros espaços de aprendizagem e ensino.

"A condição que a Filosofia exige para existir é a liberdade, que ora é um exercício. Você pode ter a opção de fazer e não fazer. Se você não faz essa liberdade é improdutiva, deixa de ser notada e torna-se insignificante. Então para se ter liberdade é necessário ter o que Kant já dizia: tenha coragem de pensar, ousa pensar, ousa fazer de si a instância deliberativa das tuas ações da tua conduta. Ou seja, tenha coragem de pensar por si mesmo".

Dr. Nelson Noronha finaliza expondo que é preciso haver compatibilização entre a capacitação do profissional e do desenvolvimento do espaço da nossa liberdade diante de si na sociedade contemporânea, para que o ensino da Filosofia possa se fazer presente de forma espontânea. 

domingo, 16 de março de 2014

Agradecimento

O professor Dr. Nelson Noronha, juntamente com a equipe de discente de Filosofia e as estagiárias docentes do Mestrado Sociedade e Cultura na Amazônia da UFAM, agradecem ao apoio da direção do CAUA, senhora Rosa Fátima, senhor Laurindo Brito, Jainy Costa e demais colaboradores. Equipe do PRODECA – professora Márcia Irene Pereira Andrade e mestranda Hellen Bastos.  Assessoria de Imprensa e Gráfica da Universidade Federal do Amazonas e Centro Acadêmico Filosófico Cultural do Amazonas (CAFCA) pela divulgação.

sexta-feira, 14 de março de 2014

“Filosofia - que onda é essa?” ocorre de 17 a 21 de março no Caua

Divulgação UFAM
A sala de aula é um espaço de discussões e possibilidade de ampliação de diálogos com a população de modo geral, pensando nisso, discentes do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) convidam todos os interessados para participarem do evento "Filosofia Que Onda é Essa?". O encontro será realizado nos dias: 17, 18, 20 e 21 de março das 8h às 18h no Centro de Artes da Universidade Federal do Amazonas (CAUA), localizado à Rua Monsenhor Coutinho, N°724 – Centro – Manaus/AM.

O encontro tem como objetivo destacar os principais problemas da História da Filosofia Contemporânea na educação, assim como a obrigatoriedade da Filosofia no ensino Médio. Como um espaço de debates, o evento tem como público-alvo acadêmicos e professores de Filosofia, estudantes do Ensino Médio e interessados nos temas que envolvem a área.

A ideia do evento surgiu por meio das discussões e debates de sala de aula na disciplina Prática Integrada IV, do curso de Filosofia, ministrada pelo Dr. Nelson Matos de Noronha, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Portanto, o encontro terá contribuições dos estudantes da disciplina, com a exposição dos  trabalhos realizados em sala de aula.

Segundo o acadêmico Alisson Maurilo, que abordará a temática “Ensino Médio sem Filosofia?” pontua que o seu trabalho busca ir atrás das bases de uma boa educação para os alunos do Ensino Médio. “Se a educação tem entre seus objetivos o desenvolvimento da cidadania, nada seria mais importante que agregar a Filosofia ao currículo dos alunos e fomentar seu ensino por meio de profissionais devidamente titulados na área. Isso é usar todo o potencial crítico e contestador da filosofia no desenvolvimento, não só técnico-científico, mas também humano dos jovens”, explica.

Além disso, o evento terá o apoio do Programa Observatório dos Direitos da Criança e do Adolescente (PRODECA-UFAM), cuja finalidade é difundir, promover, defender, proteger e garantir os direitos da infância e juventude em Manaus. A entrada é gratuita, para mais informações basta acessar ao blog : http://filosofiacontemporaneanaeducacao.blogspot.com.br ou via E-Mail: filosofiacontemporanea01@gmail.com

terça-feira, 11 de março de 2014

segunda-feira, 10 de março de 2014

Pensamento de Foucault será debatido no 3° ciclo do Projeto INTERSEÇÃO


Dando continuidade ao terceiro ciclo de encontros do Projeto INTERSEÇÃO, o próximo acontecerá no dia 19 de março (quarta- feira), às 18h, no Auditório Rio Solimões da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Durante o encontro estarão os Professores Doutores Nelson Matos de Noronha (Departamento de Filosofia) e Carlos Rubens Costa (Faculdade de Educação) que dialogarão em torno do tema “O Pensamento de Foucault”, com mediação do Prof. Theo Machado Fellows.

O Projeto INTERSEÇÃO é uma Ação de Extensão vinculada ao OIKOUMENE – Núcleo de Estudos e Pesquisas de Religião, Cultura e Imaginário, do Departamento de Filosofia, do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/UFAM), e tem como escopo promover ciclos mensais de diálogos interdisciplinares, ao longo de um ano.

Confira aqui a programação 

O quarto ciclo será dia 30 de abril e dialogará a temática “Arte e Filosofia da Arte”, com os professores: Dr. Otoni Mesquita (Departamento de Artes) e Me. Theo Machado Fellows (Departamento de Filosofia), a mediação será feita pela professora Dra. Maria do Socorro da Silva Jatobá.

 Certificados

A certificação de participação é assegurada aos que a desejarem ou necessitarem. Para isto, é preciso chegar ao local com cerca de uma hora de antecedência, a fim de efetivar a inscrição e registrar presença. Atenção: os certificados serão emitidos somente ao final dos 12 ciclos, sendo que cada ciclo (encontro) contabilizará três horas de participação. (Ou seja, ao final do Projeto, o inscrito que tiver registrado presença em todos os ciclos, receberá um certificado de 36 horas de participação como ouvinte.)